fbpx

O que são ATM e DTM? Descubra como se relacionam!

8 possíveis causas de dor na nuca e cabeça!
fevereiro 20, 2020
Cefaleia tensional: causas, sintomas e tratamento
março 4, 2020
Exibir tudo

O que são ATM e DTM? Descubra como se relacionam!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que são ATM e DTM, confundindo, inúmeras vezes, essas siglas. Mas isso é compreensível, uma vez que elas se referem a termos diretamente relacionados, mas é fato que existem diferenças.

ATM é a sigla que faz referência a uma articulação do corpo humano, enquanto DTM se refere aos problemas que acometem essa articulação. Ainda está confuso? Não se preocupe. Continue lendo este artigo porque explicaremos com mais detalhes

Veja exatamente o que é ATM e DTM, as causas da disfunção na ATM, como esse problema pode ser tratado e, ainda, descubra em quais situações a cirurgia é necessária.

O que são ATM e DTM?

É comum as pessoas terem dúvidas sobre o que são ATM e DTM. Afinal, além de parecidas, tais siglas se referem a dois termos da odontologia que se relacionam diretamente, mas não são a mesma coisa.

ATM se refere à articulação temporomandibular. Ela permite realizarmos os movimentos com a mandíbula, para falar, deglutir, mastigar, bocejar, entre outros. Temos duas ATMs, localizadas nas laterais da cabeça, à frente da entrada do ouvido.

DTM não é uma parte do corpo, mas um conjunto de problemas que afetam a ATM. Essa sigla indica Disfunções da Articulação Temporomandibular, e você também pode encontrá-la sendo referenciada como DATM.

Por isso, as pessoas fazem um pouco de confusão. Mas, como você viu, DTM são problemas, como dores, desgastes e degeneração, que afetam a ATM. Eles podem comprometer tanto a musculatura quanto os ossos, além de todo o conjunto articular.

O que causa DTM?

A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano. Afinal, permite movimentarmos a mandíbula para baixo, para cima, para frente, para trás e para os lados. Também é forte e resistente; entretanto, não é invulnerável.

A DTM se manifesta por causa de anomalias nessa articulação, nas estruturas faciais ou complicações durante o desenvolvimento. Também pode ser o resultado de traumas e acidentes e doenças, como a osteoporose ou artrose. E ainda, é desencadeada por hábitos inadequados.

Assim, tudo o que leva a uma sobrecarga da ATM ou afeta suas estruturas pode desencadear um mau funcionamento e, consequentemente, um tipo de DTM. Veja a seguir uma lista com possíveis fatores para esse tipo de disfunção:

  • tensão muscular;
  • bruxismo;
  • condições anatômicas;
  • roer as unhas;
  • morder objetos duros;
  • apoiar a mão na mandíbula;
  • perda de dentes;
  • osteoporose;
  • artrose e artrite;
  • fraturas.

Além de saber o que são ATM e DTM, é importante ter atenção ao fato de que essa disfunção tende a se agravar com o tempo se sua causa não for descoberta e eliminada. Mas isso significa, também, que ela tem tratamento.

Como a disfunção da ATM é tratada?

Para tratar a DTM, é preciso identificar sua causa, porque a abordagem depende muito do fator desencadeante.

No caso de hábitos inadequados, por exemplo, revertê-los é essencial para que possamos controlar os sintomas e tratar de forma efetiva o paciente. O bruxismo de vigília parece ser o habito mais comum nos pacientes portadores de DTM e o biofeedback está sendo apontado pelas últimas pesquisas, como a maneira mais eficiente e assertiva de reverter esses hábitos diurnos.

Já as doenças sistêmicas precisam de acompanhamento especializado, de neurologista ou reumatologista.

Melhorar a qualidade do sono também é fundamental na estratégia terapêutica desse tipo de paciente.

As cirurgias são indicadas em menos de 2% dos casos de DTM e focam nas partes ósseas e articulares da ATM. Porém, como sabemos, os problemas musculares representam mais de 90% das disfunções e nesses casos a cirurgia é contra-indicada.

Agora você já sabe o que são ATM e DTM. Então, não haverá mais confusão com esses dois termos. Não se esqueça de que alguns hábitos também podem causar danos para a articulação da face. Por isso, esteja sempre atento e faça acompanhamento com o dentista para identificar problemas que possam provocar disfunções.

Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também entendam a diferença entre ATM e DTM.

Precisa de ajuda? Converse Conosco