Métodos alternativos e inovadores para aliviar a dor de cabeça

As dores de cabeça acometem muitas pessoas e na maioria das vezes, pode ser bastante preocupante, incômodo e prejudicial para a vida social e profissional.

Apesar de muitas pessoas se automedicarem, é impossível fazer um diagnóstico relacionado a esse tipo de dor sem ajuda médica.

Isso porque existem mais de 200 tipos de dores de cabeça, portanto, tomar remédios pode até trazer alívio imediato, mas não tratará a raiz do problema.

Tratamentos alternativos para tratar a dor de cabeça

Para eliminar de vez a dor de cabeça que tanto te incomoda, a solução é procurar por tratamentos adequados.

Pensando nisso, separamos algumas opções de métodos alternativos e inovadores que podem te ajudar.

Essas dicas possuem eficácia comprovada e vão te ajudar a como aliviar as dores de cabeça, sem medicamentos. Confira abaixo!

 

1) Faça compressas

Um forma eficiente de eliminar a dor de cabeça sem o uso de medicamentos é a compressa fria ou quente. A temperatura da compressa vai depender da origem da dor.

Se a causa da sua dor de cabeça for a sinusite, a compressa deve ser fria. Para isso, coloque uma bolsa términa em um recipiente com água e gelo. Assim que ela estiver bem fria, envolva-a em um tecido fino de algodão e coloque sobre a área dolorida.

Se a sua dor for causada pelo estresse, a compressa deve ser quente, pois vai ajudar a relaxar os músculos e, consequentemente, aliviar as dores.

Coloque a bolsa térmica dentro de um recipiente com água quente, deixe por alguns minutos e envolva-a em um tecido fino de algodão, para evitar queimaduras. Coloque sobre a área dolorida até sentir alívio.

2) Massagem

Realizar massagens na cabeça é uma excelente alternativa para aqueles que desejam eliminar as dores de cabeça sem o uso de medicamentos.

Durante um estudo foram aplicadas seis sessões de massagens por semana em pessoas que sofriam com cefaleia tensional. Isso se repetiu por três meses e, após esse período, a análise mostrou que essas pessoas passaram a sentir menos dores e até mesmo dormiam melhor.

O ideal é que as massagens sejam feitas nas têmporas, costas, pescoço, ombros e no topo da cabeça.

 

Leia também: Como aliviar as dores de cabeça com massagem?

 

3) Acupuntura

A acupuntura traz inúmeros benefícios para o corpo e trata-se de um método milenar na medicina tradicional chinesa.

Aplicar as agulhas fininhas – utilizadas nesse método – colabora bastante com a redução da tensão e a eliminação da dor de cabeça.

Isso ocorre devido à capacidade que a acupuntura tem de realinhar o fluxo de energia no corpo.

 

4) Fisioterapia manual

A fisioterapia trata a cefaleia tensional, ou seja, a dor de cabeça causada por contrações excessivas na região da cabeça, ombro, pescoço e nos músculos da face.

O tratamento a partir da fisioterapia consiste em localizar essas tensões e encontrar métodos para aliviá-las, como, por exemplo, a osteopatia: uma técnica que abrange alongamento, terapia manual e inibição da musculatura tensionada. A aplicação desse método promove ao paciente alívio imediato e combate a insônia.

Além da osteopatia, trabalho focado na musculatura que sofre com as contrações, pode-se aplicar, ainda, um alongamento em todo o corpo, pois todos os grupos musculares estão ligados entre si.

 

Leia também: Os malefícios do uso constante de remédios para dor de cabeça

 

5) Tratamento LIVA

O tratamento LIVA é uma solução simples, não invasiva, eficaz e sem uso de medicamentos que surgiu em 2018 após anos de estudos do Dr. Alain Haggiag.

Depois de atender diversos pacientes que sofriam com a cefaleia tensional, o Dr. Alain identificou um ponto em comum entre eles: o apertamento dos dentes durante o dia.

Com o objetivo de conter esses apertamentos diurnos – conhecido como o bruxismo diurno – o Dr. Alain Haggiag desenvolveu um dispositivo interoclusal, o DIVA®.

Esse dispositivo é uma mini placa que fica presa nos dentes posteriores e monitora em tempo real os apertamentos dentários. Ajudando o paciente a reverter estes hábitos, fazendo com que essa ação se torne consciente.

Sendo assim, gradativamente, o paciente se reeduca e elimina essa hiperatividade tão prejudicial.

 

Conclusão sobre como aliviar as dores de cabeça com métodos alternativos

São muitas opções de tratamentos, não é mesmo?

Não tem motivo para ficar sofrendo com as dores de cabeça ou tomar remédios que não vão tratar a causa da sua dor.

Procure um especialista para que, a partir do diagnóstico correto, você encontre o tratamento adequado para o seu tipo de cefaleia.

 

“A LIVA é um tratamento especializado em cefaleias tensionais, ocasionadas pelo bruxismo de vigília. Se você acha que suas dores de cabeça estão relacionadas com esse transtorno, realize o nosso teste.”

 

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda? Converse Conosco