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Conheça os benefícios da técnica Mindfulness

Já parou para pensar na quantidade de tempo que perdemos com a “cabeça nas nuvens”? Pensando ou se lamentando por algo do passado ou ainda se preocupando com o futuro. E o presente, quanto tempo de fato passamos nele? Um estudo realizado por psicólogos em Harvard mostra que passamos muito menos do que deveríamos.

É isso mesmo! De acordo com esse estudo, passamos quase 47% do nosso tempo imaginando situações. Pense só quantas coisas faríamos melhor se usássemos esse tempo no presente. A qualidade das atividades que desempenhamos, nossa produtividade, concentração e atenção com certeza seriam melhores.

Diversos fatores nos levam a pensar demais e agir pouco, entre eles, a ansiedade. O problema é que essa ação só piora o quadro de ansiedade, pois ficamos ainda mais ansiosos por pensar muito. O vício em redes sociais também nos leva a “viajar” demais, são muitas informações a todo tempo e não conseguimos absorver todas elas. Com isso, ficamos apenas assistindo tudo aquilo. Fora que, nas redes sociais, todos têm a vida perfeita, não é mesmo? Quem nunca se pegou “vivendo” vidas alheias? Parar de “viajar na maionese”, seja no seu passado e futuro ou nas redes sociais, ajudará você a tirar muitos planos do papel. É preciso focar 100% na sua vida, nas suas atividades e nos seus planos. Assim, você conseguirá tirar os sonhos do pensamento e torná-los em realidade, além de ter mais produtividade e qualidade nas tarefas que desempenha. É aí que entra o Mindfulness.

O que é Mindfulness

Mindfulness ou consciência plena significa estar 100% no presente e focado naquilo que está sendo feito ou acontecendo agora. É um estado mental no qual temos total controle da nossa concentração ao realizar algo, sem deixar a mente “voar” para o passado ou para o futuro.

Não é que devemos deixar de pensar no que passou ou no que vai acontecer. É importante fazer uma análise do passado, o que deu errado e certo, assim, conseguimos evitar de cometer novos erros e sintetizamos aquilo que é bom. Pensar no futuro também é ótimo, afinal nossos sonhos só vão sair do papel se planejarmos. É aí que está o segredo: planejar é diferente de passar horas apenas pensando em como seria bom se tal coisa acontecesse ou torcer para que no futuro isso mude.

O Mindfulness pode te ajudar muito no planejamento do seu futuro. Sente-se em um local onde possa se concentrar e estar totalmente absorvido naquilo que vai fazer. Pense no que você quer, onde você está agora e o que precisa fazer para chegar lá. Seja prático, planeje, trace metas. Essa é a forma mais correta de sonhar com o futuro, traçar um plano de ação e tirá-lo do papel.

Como aplicar o Mindfulness na sua vida

Apesar de trazer resultados muito bons, essa técnica requer mudanças de hábitos, algo que não é nada fácil para nós, mas podemos começar com pequenos exercícios no nosso dia.

No momento da refeição, por exemplo, experimente prestar atenção no que você está sentindo. A textura da comida, os sabores, a mistura de alimentos naquele prato. Faça isso sem interferência de TV, internet ou celular, no lugar mais calmo que você conseguir encontrar, de preferência na mesa da sua casa.

Faça a mesma coisa ao escovar os dentes, sinta a escova passando por eles, o sabor da pasta, os movimentos que você está fazendo. Tente reproduzir isso em outras atividades do seu dia, ao arrumar a cama, lavar a louça, fazer a comida, etc.

É importante sair do piloto automático, mas não pense que será fácil. Nossa mente prega peças em nós, não vai demorar muito para que pensamentos repletos de preocupações tentem invadir sua mente. Não se preocupe, apenas jogue eles para fora e recomece. Com o tempo, isso se tornará um hábito e você conseguirá aplicá-lo em outras esferas de sua vida, como trabalho, estudos e vida pessoal. Estará vivenciando cada momento no seu devido tempo.

Benefícios de praticar o Mindfulness

Essa técnica basicamente tem a ver com te colocar no presente, fazendo com que você viva e faça as coisas agora. Isso traz muitos benefícios, como redução do stress e ansiedade. Também te ajuda a ser mais produtivo, pois o mindfulness aumenta a sua concentração, já que você não terá interferências de pensamentos aleatórios, consequentemente, produzirá mais. A qualidade do que você faz, seja no trabalho ou no tempo livre também melhora. Ao invés de se preocupar com o que vai acontecer amanhã, por exemplo, você foca no que está fazendo agora.

Além disso, esse estado mental também nos ajuda no autoconhecimento, melhora a qualidade do sono e até protege o cérebro.

Para usufruir de todos esses benefícios, comece mudando pequenos hábitos, nada muda do dia para noite. Vá com calma e não se frustre caso os pensamentos venham sem você perceber. Com o tempo, isso se torna cada vez mais fácil e sua qualidade de vida cada vez melhor.

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