Embasamento Científico
A American Migraine Foundation (Fundação Americana de Cefaleia) recomenda em seu site, o biofeedback como um dos tratamentos de escolha para o controle destas dores.
https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/biofeedback-and-relaxation-training/
O tratamento utilizando o Dispositivo de biofeedback já foi apresentado pelo Dr. Alain Haggiag em diversos congressos nacionais e internacionais sempre chamando atenção dos especialistas na área e ate sendo premiado como melhor pesquisa no congresso Europeu de dor orofacial que foi realizando em Amsterdã.

O que diz a Comunidade Científica

Prof. Dr. Jose G. Speciali
Professor Sênior de Neurologia Faculdade de Medicina – USP Ribeirão Preto Consultor Científico da LIVA
“Confirmo minha crença de que o bruxismo diurno (ou também o do sono) pode ser um dos fatores determinantes, de uma porcentagem não desprezível das cefaleias do tipo tensional.”

Juliana H Vajda-Kraiser Loly Foronda Contrera
Especialistas em Neurociência Aplicada às Organizações – Intua Conselheiras em Neurociência da LIVA
“Os hábitos servem para sermos capazes de executarmos ações rotineiras com eficiência, rapidez, pouco ou nenhum esforço cognitivo e acontecem de forma inconsciente. Porém, é importante desenvolvermos a capacidade de quebrá-los através de ações direcionadas e conscientes, já que nem todos os hábitos são benéficos e promovem qualidade de vida.”

Dra. Thais Villa
Neurologista, chefe do ambulatório de cefaleia da UNIFESP e Diretora Clinica do Headache Center Brasil
“O bruxismo de vigília é um sintoma importante em pacientes com enxaqueca, podendo ser um fator de manutenção de dores crônicas. A avaliação multidisciplinar desse paciente, envolvendo o cirurgião-dentista, e o melhor controle do bruxismo de vigília com o DIVA pode ser uma peça importante no tratamento integrado e não medicamentoso da enxaqueca.”

Dra. Ana Paula Falk
Fisioterapeuta pelo IPA Porto Alegre 2006, Fisioterapia Cranio Facial Therapy Academy de Harry von Piekartz (CRAFTA) e Cranioconcept Suíça
“Junto a terapia manual e outras técnicas da Fisioterapia vejo com máxima importância o controle do bruxismo em vigília na busca do sucesso do manejo com meu paciente.”
Depoimentos de especialistas certificados
![]() |
“Uma opção de tratamento que merece respeito”Dra. Marta Rampani |
![]() |
“LIVA ajuda na auto-percepção, em tempo real, do hábito de encostar os dentes durante o dia, prevenindo e/ou reduzindo as dores nos músculos da face, dores de cabeça tensionais, do pescoço, zumbido e outros sintomas que trazem limitação e desconforto nas atividades do dia a dia. Os pacientes estão felizes com os resultados.”Dra. Lilian Giannasi |
![]() |
Dra. Maria de Lourdes
|
![]() |
“Recomendo LIVA aos pacientes como melhor método para controle das dores de cabeça tensionais.”Dr. Otávio Dutra |
![]() |
“O tratamento LIVA é a melhor alternativa para controle do bruxismo em vigília!”Dra Gislana Machado |
![]() |
Dra. Vanessa Nunes
|

Onde já apresentamos o tratamento LIVA
- Setembro 2019: Premiado como pesquisa mais importante no congresso EAOPD 2019, Amsterdã, Holanda
- Setembro 2019: Apresentado no EFIC Congresso Europeu de Dor, Valencia, Espanha
- Setembro 2019: Apresentado no International Headache Congress (maior congresso do mundo em cefaleia)
- Setembro 2018: Apresentado no 17th World Congress on Pain® da IASP (International Association of Study of Pain ), Boston, USA, (maior congresso de dor do mundo) apresentando o estudo sobre o “uso do DIVA em pacientes portadores de Cefaleia”
- Março 2018: Apresentado no 35th International Meeting em Bordeaux- França, apresentando o estudo sobre o “uso do DIVA em pacientes portadores de Cefaleia”
- Outubro 2017: Apresentado no Congresso Brasileiro de Cefaleia, tema: Bruxismo de Vigília e suas consequências clínicas.
- 2017: Congresso da SBDOF
Comprovação Científica do Tratamento
Recentemente foi disponibilizado no Pubmed, a maior biblioteca médica online do mundo, o estudo feito pelo Dr Alain Haggiag e o Prof. Siqueira (chefe de Departamento de Dor Orofacial do HC- FMUSP) sobre o uso DIVA em pacientes portadores de Cefaleias:
A new biofeedback approach for the control of masseter and temporal myalgia: Utilization of an awake posterior interocclusal device.
A new biofeedback approach for the control of awake bruxism and chronic migraine headache: utilization of an awake posterior interocclusal device.
→ Clique aqui e veja o artigo publicado na revista Arquivos de Neuropsiquiatria
O sucesso do tratamento com o DIVA® se deve a uma associação de técnicas terapêuticas consagradas e eficientes na abordagem de pacientes portadores de dores crônicas na região da cabeça, como as cefaleias, enxaquecas, disfunção das ATM entre outras.
Os conselhos comportamentais, o uso de dispositivos intra orais (como é o caso do DIVA®) associados aos conceitos do biofeedback constituem, segundo pesquisas mais recentes, a maneira mais eficiente de reverter e controlar certos hábitos nocivos, como o Bruxismo de vigília. Este último está sendo apontado como um dos grandes responsável pelo desencadeamento e manutenção de muitas dores orofaciais que geram tanto sofrimento.
O Dr Alain gosta sempre de lembrar aos seus pacientes os pilares principais que fundamentam esta abordagem terapêutica, são as “3 regras de 3”:
O que é o tratamento:
– Conselhos comportamentais
– Dispositivos intra orais
– Biofeedback
Como é o tratamento:
– Não invasivo
– Não medicamentoso
– Reversível
Os objetivos do tratamento:
– Conscientização dos maus hábitos
– Reeducação do paciente
– Melhora da qualidade de vida
Para saber mais sobre a historia do desenvolvimento do DIVA®, recomendamos a leitura da entrevista dada pelo Dr Alain á Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica: → Saiba mais clicando aqui