Como funciona o DIVA®

LIVA é um tratamento inovador que visa eliminar da vida do paciente o hábito de apertar os dentes durante o dia, conhecido como: bruxismo de vigília.

Os apertamentos ocorrem de forma involuntária e dentre os vários malefícios que esse hábito traz para a vida do indivíduo, podemos destacar a cefaleia tensional.

A estrela do tratamento LIVA é o Dispositivo Interoclusal de Vigília (DIVA®). Por meio dele o paciente passará por uma reeducação a fim de tornar os apertamentos dentários em algo consciente. Dessa forma, consegue eliminar esse hábito tão prejudicial e que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas.

A seguir, vamos explicar detalhadamente o que é o DIVA®, e como ele funciona. Veja abaixo!

O que é o DIVA®?

O Dispositivo Interoclusal de Vígília (DIVA®) – criado pelo Dr. Alain Haggiag, após, mais de 15 anos de pesquisa – é uma mini placa personalizada que fica presa nos dentes posteriores do paciente.

O DIVA® atua monitorando os apertamentos dentários para que o paciente tome consciência do tensionamento mandibular e das contrações musculares da face e da cabeça, e assim, consiga reverter este hábito tão prejudicial.

Como o DIVA® funciona?

Dentre os vários músculos presentes em nossa face, estão o temporal e o masseter, essenciais para a sustentação da mandíbula.

Além disso, eles são acionados no fechamento e na abertura da boca durante o processo de mastigação e deglutição da saliva. Esses movimentos são naturais e necessários.

Entretanto, sentimentos como tensão, ansiedade e estresse podem levar a um apertamento frequente dos dentes, ou seja, os dentes se tocam a todo momento. Isso não deveria acontecer, pois gera a contração desses músculos, mesmo sem estar no processo de mastigação e a deglutição da saliva.

O ideal, portanto, é que os dentes não se toquem, mantendo um espaçamento entre as arcadas. Pois essa tensão constante pode causar dores de cabeças bem intensas.

Acontece que o indivíduo não percebe esses contatos e sem a consciência deles, o paciente se torna refém do hábito. Afinal, é impossível eliminar um hábito que ele nem sabe que possui, não é mesmo?

É aí que entra o DIVA®!

anatomia da cabeça com o DIVA

Ao colocar o dispositivo nos dentes posteriores, o paciente passa a perceber esses contatos dentários e as contrações musculares que ocorrem em momentos que eles não deveriam acontecer.

Toda vez que estas contrações inconscientes acontecem, o dispositivo é acionado e voluntariamente, o paciente relaxa a musculatura. Dessa forma, o hábito responsável pela dor é eliminado gradativamente.

Basicamente, o dispositivo ensina o paciente a identificar quando as contrações acontecem e evitar que prossigam.

Eficiência do DIVA®

O sucesso do tratamento com o DIVA® se deve a uma associação de técnicas terapêuticas eficazes em pacientes que sofrem com dores crônicas na região da cabeça, como as cefaleias, enxaquecas e disfunção da ATM.

Essas técnicas consistem em associar o uso do DIVA® às mudanças comportamentais e aos conceitos do biofeedback (técnica de conscientização do mau hábito). Trata-se da maneira mais eficiente de reverter e controlar o bruxismo de vigília.

O tratamento é simples, não invasivo, eficaz e sem uso de substâncias químicas. O DIVA® já tratou mais de 200 pacientes resultando em uma melhora de 80% em apenas 30 dias.

Após a aplicação desse tratamento, o paciente se reeduca e para de apertar os dentes mesmo em momentos de estresse, concentração e ansiedade.

O dispositivo não só ajuda na eliminação das dores como também auxilia o paciente a resgatar a qualidade de vida que foi afetada por causa da cefaleia tensional.

Para a sua segurança, o Dispositivo Interoclusal de Vigília (DIVA®) só poderá ser indicado e colocado por profissionais habilitados no tratamento LIVA.

 

 

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda? Converse Conosco