fbpx
Mau hábito que causa dores de cabeça: o bruxismo de vigília
dezembro 16, 2019
As dores mais comuns do ser humano
dezembro 16, 2019
Exibir tudo

Alguns tipos de dor de cabeça e como identificá-los

A dor de cabeça, muitas vezes, é um sintoma comum relacionado a outras condições, como estresse, tensões diárias, alimentação ou até mesmo algum hábito imperceptível. Embora muita gente não saiba, existem diferentes dores de cabeça que podem surgir nos mais variados tipos de região, como testa, nuca, têmporas ou face.

No artigo de hoje, falaremos sobre os diferentes tipos de dor de cabeça e iremos mostrar como identificá-los de maneira simples e fácil.

Dor de cabeça está entre os 20 problemas de saúde mais incapacitantes

Recentemente, a dor de cabeça foi colocada no rol dos 20 problemas de saúde mais incapacitantes de todo o mundo.

Profissionais da saúde afirmam que é importante ter conhecimento da causa da dor, uma vez que todo o tipo de desconforto é um sinal de alerta para o organismo. Dentre os mais de 200 tipos de dor de cabeça existentes, os que mais acometem as pessoas são a enxaqueca e a cefaleia do tipo tensional.

A SBC – Sociedade Brasileira de Cefaleia – estima que, no Brasil, cerca de 7% de toda a população sofre diariamente com dores de cabeça.

Principais tipos de dor de cabeça

Existem diferentes tipos de dor de cabeça, mas os principais são:

  •       Enxaqueca;
  •       Cefaleia tensional;
  •       DTM.

Agora, vamos falar um pouco sobre esses tipos específicos de dor de cabeça.

Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça de origem neurológica, genética e crônica, ou seja, tende a perdurar por longos períodos. Possui duração variável entre 3 e 72 horas, podendo ser extremamente debilitante.

A enxaqueca, muitas vezes, se apresenta como uma dor de cabeça do tipo pulsante e intensa, que não dá trégua aos pacientes durante o seu período de ocorrência.

Esse tipo de dor de cabeça tende a afetar as laterais do crânio de maneira extenuante, trazendo dificuldades de concentração.

Os principais sintomas da enxaqueca são: náuseas; tonturas; ânsias de vômito; tontura e sensibilidade a luminosidade.

Cefaleia tensional

A cefaleia tensional é um dos tipos de dor de cabeça mais comuns no meio empresarial, além de atingir pessoas que cumprem longas jornadas de trabalho – ou que até mesmo dobram seus turnos.

Pessoas com cefaleia tensional sentem dores em forma de pressão, como se houvesse um capacete ao redor de suas cabeças.

As sensações de dores se esvaem desde o couro cabeludo e podem atingir ombros, pescoço e costas. Na cabeça, a sensação de dor ocorre na nuca, testa e em ambas as laterais.

Normalmente as crises de cefaleia tensional são ocasionadas após situações estressantes e tendem a causar grande cansaço.

DTM

A DTM também é conhecida como disfunção temporomandibular.

Esse tipo de dor de cabeça é resultado de alterações nos ossos maxilares, articulações do maxilar e também dos músculos da mastigação.

De maneira comum, estresse, apertamento dentário, pressão sob a articulação mandibular e ranger os dentes sem percepção são as principais causas do problema.

As dores de cabeça provenientes da DTM atingem pescoço, região do ouvido e também a face, deixando as pessoas cansadas e irritadiças. Quando as pessoas com DTM relaxam, as dores tendem a desaparecer gradativamente.

Por não aparentar relação com o processo de contração mandibular, a causa desse problema demora para ser diagnosticada.

Buscando ajuda para o tratamento

Por afligir e trazer grande sensação de desconforto, é muito comum que as pessoas busquem na automedicação um alívio para as dores, através do uso de analgésicos.

Algumas técnicas de relaxamento, como praticar respirações controladas, correções posturais, e até mesmo alongamentos, costumam ter um efeito positivo sobre os mais variados tipos de dor de cabeça.

No entanto, nenhuma dessas fórmulas são garantia de um alívio das dores, mas isso não é motivo para preocupação.

Atualmente, existem no mercado algumas soluções simples, que não exigem o uso de medicamentos e que são totalmente inovadoras no que diz respeito ao tratamento de dor de cabeça.

Uma opção é o tratamento LIVA: essa forma de tratar as dores de cabeça possui índices de sucesso superiores a 80% em apenas um mês de tratamento.

Se você está cansado de sofrer com dores de cabeça, não perca mais tempo: entre em contato conosco e fique por dentro dessa tecnologia inovadora que resgata a qualidade de vida das pessoas.

Precisa de ajuda? Converse Conosco