Afinal, como parar de apertar os dentes? Descubra agora!

Você sabia que muitas pessoas desenvolvem o hábito involuntário de ranger os dentes enquanto dormem? Estamos falando do bruxismo, problema sério que pode causar danos à saúde bucal.

Em alguns indivíduos, o bruxismo ocorre inclusive durante o dia: nesse caso, é chamado de bruxismo de vigília.

O bruxismo de vigília é definido como o hábito de apertar os dentes durante o dia. Esses movimentos podem surgir em situações de tensão, estresse, ou até mesmo de concentração.

Trazendo assim, prejuízos à dentição, além da dor de cabeça constante por conta dessa pressão em cima dos músculos faciais.

Mas como parar de apertar os dentes? Se você também tem essa dúvida, vai gostar de conferir nosso post. Mostramos as causas do bruxismo, as consequências para os dentes e métodos para combater esse transtorno. Confira!

O que causa o bruxismo?

O ranger e o apertar exagerado dos dentes pode ser decorrente de diversos fatores, como:

  • Tensão: o estresse e ansiedade da rotina diária, principalmente na vida profissional, fazem com que a pessoa desconte essa tensão nos músculos da mastigação;
  • Distúrbios do sono: em caso de apneia, o Bruxismo é um evento “ressuscitador”, isto é, graças ao bruxismo, o paciente volta a respirar;
  • Medicações: consumo de determinados medicamentos antidepressivos;
  • Concentração excessiva: Trabalhos que requer muita atenção ou concentração;
  • Drogas: como cocaína, heroína;
  • Emocional: ansiedade, estresse;
  • Hábitos prejudiciais: mascar chiclete, roer as unhas, mordiscar os lábios e as bochechas.

O bruxismo de vigília deve ser visto como um hábito absolutamente inconsciente e que nem sempre está associado a distúrbios emocionais ou físicos… é apenas um hábito!

Quais males que o bruxismo causa na saúde bucal?

Muita gente não entende a gravidade do ranger ou apertar excessivo dos dentes, principalmente na saúde bucal.

No caso do bruxismo noturno, o transtorno pode até mesmo incomodar a pessoa que dorme ao lado de quem apresenta o problema, por conta do ruído do atrito entre os dentes.

Mas não é só: os danos maiores são mesmo para a dentição, pois a força que a pessoa coloca nos dentes causa desgaste do esmalte dentário (camada mais externa do elemento dental) e erosão dentária.

Com isso, a dentina fica exposta e a pessoa tem mais chances de desenvolver sensibilidade dental e cáries.

Sem contar que esse quadro pode achatar e até lascar os dentes, comprometendo a estética do sorriso.

Por fim, o bruxismo leva a uma sobrecarga nos músculos da mastigação, podendo provocar distúrbios na articulação temporomandibular (ATM), o que causa as dores de cabeça, ombros e face.

Viu só como não dá para ignorar o problema?

Como parar de apertar os dentes?

Para tratar o apertamento dos dentes é indicado realizar consultas regulares ao dentista porque, muitas vezes, a pessoa não percebe que sofre com esse distúrbio.

Pode acontecer do paciente achar normal ter dor de cabeça sem explicação aparente ou até mesmo, acordar com a mandíbula dolorida.

Para tratar o bruxismo, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura.

Associando essa medida a uma mudança de comportamento do paciente — como o tratamento LIVA, método não invasivo e sem necessidade de medicação.

É importante destacar que o tratamento para o bruxismo é multiprofissional, de modo a se obter melhores resultados. Nas situações em que o motivo do transtorno é o estresse, por exemplo, é indicado procurar um psicólogo.

É recomendado ainda adotar medidas para controlar essa tensão, como reorganizar a rotina ou até mesmo realizar atividades que tragam bem-estar, como massagens, técnica Mindfulness, ioga ou algum exercício físico que traga prazer ao indivíduo.

Pronto, agora você já sabe que existem formas de como parar de ranger os dentes!

Portanto é imprescindível procurar o tratamento o quanto antes para evitar problemas de saúde bucal, e para que você volte a ter qualidade de vida, principalmente, livre de dores na face e na cabeça.

 

Gostou do nosso post? Então também vai querer conferir a relação entre dores de cabeça e bruxismo de vigília!


“A LIVA é um tratamento especializado em cefaleias tensionais, ocasionadas pelo bruxismo de vigília. Se você acha que suas dores de cabeça estão relacionadas com esse transtorno, realize o nosso teste.”

 

 

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda? Converse Conosco