10 dicas para melhorar a qualidade de vida

Se há algo que muita gente deseja e passa muito tempo procurando, é a tão sonhada qualidade de vida. Sentir-se bem, satisfeito e realizado é uma eterna procura para muitas pessoas.

Se você que está lendo este artigo também procura por esse estado de espírito, recomendamos que tire um tempinho para ler o conteúdo a seguir.

O que é qualidade de vida?

Chegar a um consenso sobre o que é qualidade de vida é impossível, uma vez que cada pessoa possui um conceito individual e, consequentemente, diferente para esse tipo de situação.

De maneira generalista, pode-se concluir que qualidade de vida é algo que está relacionada com equilíbrio.

Embora muitos não concordem, ter uma vida qualitativa não significa exatamente ter dinheiro. Ter qualidade de vida é algo que pode abranger uma série de condições como emoções, situações físicas e, claro, saúde.

Embora não haja uma definição exata, é muito comum que pessoas tentem especificar ou modular o significado de qualidade de vida.

Um índice que poderia ajudar nessa questão é o IDH.

O Índice de Desenvolvimento Humano é uma forma generalista que tenta padronizar e até mesmo avaliar a vida de todas as pessoas no mundo de maneira qualitativa.

Já a OMS – Organização Mundial da Saúde faz uso da seguinte definição para dissertar sobre o assunto:

“A qualidade de vida é algo que pode ser definido de maneira exclusiva através de uma percepção pessoal, com base em sua inserção de vida, levando em consideração valores, cultura, padrões e preocupações”.

Como é fácil de se notar, qualidade de vida é diferente para cada pessoa.

Como melhorar a qualidade de vida


Se a qualidade de vida é algo que pode variar de pessoa para pessoa, como então melhorar esse fator?

É simples!

Pelo fato de sermos humano, nossa fisiologia é semelhante, sendo assim, algumas condições gerais podem proporcionar sensações positivas que podem trazer maior qualidade de vida.

A seguir, mostraremos 10 maneiras para melhorar a sua qualidade de vida:

1- Durma bem

É durante o sono que todo o nosso organismo se recupera, que tecidos se regeneram e a energia é recarregada. Dormir faz com que hormônios mantenham seus níveis de normalidade, potencializando o funcionamento corporal.

 

Leia também: Qual a importância de ter uma boa qualidade do sono?

2- Pratique uma alimentação saudável

A alimentação é a base da vida. Quando uma pessoa se alimenta, está nutrindo doenças, ou então se prevenindo delas. Praticar uma alimentação saudável e sustentável, evitando ingredientes lesivos a saúde e também moderando na quantidade, é uma forma de potencializar a qualidade de vida.

3- Movimente-se

Ficar parado é um grande problema. O sedentarismo contribui para uma série de patologias e condições fisiológicas que afetam o bem estar diário e, claro, diminui a qualidade de vida.

Escolher uma atividade física prazerosa é uma das melhores maneiras de trazer mais qualidade para a rotina diária.

4- Cuide da mente

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto do corpo. Realizar leituras frequentes, praticar uma atividade onde o pensamento tenha que ser estimulado – como yoga ou pilates, por exemplo, são maneiras de manter a mente sã e melhorar a qualidade de vida.

5- Mantenha a hidratação em dia

O corpo humano é composto por cerca de 70% de água. A falta desse fluído vital afeta diretamente o funcionamento do organismo. Por isso, manter-se hidratado previne uma série de problemas, trazendo mais qualidade para o dia a dia.

6- Viaje sempre que possível

Visitar novos lugares traz sensações inovadoras ao corpo, além de estimular a mente, através do aguçamento da curiosidade, isso altera hormônios de maneira positiva e traz mais qualidade de vida.

7- Não passe nervoso

Ficar nervoso ou estressado de maneira desnecessária é uma das melhores formas de prejudicar a saúde. Por isso, manter o bom humor e tentar enxergar o lado positivo das mais diversas situações é altamente positivo e benéfico para todos.

8- Não deixe o sexo de lado

Não deixe o sexo de lado

Praticar sexo melhora uma série de condições no organismo. Desde a secreção hormonal, até mesmo a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, o sexo traz relaxamento e melhor funcionamento cerebral. Essa prática é uma das melhores formas de se melhorar a qualidade de vida.

9- Mantenha a vida social ativa

Vida social e dores de cabeça

Encontrar os amigos é uma ótima forma de se manter bem e saudável. Quem vive rodeado de amigos tende a ser mais feliz e vive por períodos mais longos do que pessoas solitárias.

10- Preocupe-se com você

Preocupe-se com você

Praticar o autocuidado não deve ser visto como um gesto de egoísmo. Comer seu prato favorito, ouvir músicas de sua banda preferida, praticar uma atividade que lhe dê prazer, ir a um lugar que você gosta é uma ótima maneira de se sentir bem e, consequentemente, ter mais qualidade de vida.

Melhorar a qualidade de vida é mais fácil do que muita gente pensa. Com um pouco de organização é possível realizar grandes mudanças!

Agora que você já sabe como ter qualidade de vida, que tal dividir essa informação?

Para isso, basta compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que todos os seus contatos também tenham acesso.

 

Leia também: Como ter dias mais leves e aproveitar a vida em família?

 

“A LIVA é um tratamento especializado em cefaleias tensionais, ocasionadas pelo bruxismo de vigília. Se você acha que suas dores de cabeça estão relacionadas com esse transtorno, realize o nosso teste.”

 

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda? Converse Conosco